Dicionário

A

Acesso Remoto

Acesso Remoto é a forma que uma pessoa tem, estando fisicamente distante do computador alvo, de ganhar acesso a este computador. Ou seja, você, através de seu computador, pode ter acesso, remotamente, a um computador qualquer e usá-lo como se estivesse trabalhando diretamente nele.

Portanto, “fisicamente distante” significa dizer que essa distância pode ser de alguns metros (de uma sala para outra, através de uma rede local, por exemplo) ou de qualquer ponto do planeta (através da Internet). O acesso remoto pode ser feito de forma lícita ou ilícita, sendo que esta última, infelizmente, tem sido cada vez mais comum.

Anatel

Agência Nacional de Telecomunicações, órgão ligado ao Ministério das Telecomunicações, encarregado da regulamentação do mercado e dos serviços do setor no Brasil.

Antena parabólica

Dispositivo que concentra um feixe de ondas eletromagnéticas em um ponto focal que envia/recebe sinais para/do satélite.

B

Banda C

A tecnologia de banda C é uma solução de grande porte, indicada para grandes links em grandes empresas, provedores de redistribuições com redes de muitos computadores, grandes corporações ou órgãos públicos.

Ela utiliza faixas de transmissão de dados entre 5,9 à 6,4 Ghz e recepção na entre 3,7 e 4,2 Ghz.

Suas baixas frequências de transmissão à tornam praticamente invulnerável à flutuações em seu sinal por conta de chuvas torrenciais.

Normalmente, são utilizadas antenas de 2.4 mts. de diâmetro em suas instalações.

Banda Ku

A tecnologia de banda Ku é uma solução mais acessível para clientes comerciais e de escritórios de médio à grande porte. Ela utiliza faixas de transmissão de dados entre 14 Ghz e recepção na faixa de 12 Ghz.

Suas frequências intermediárias, se comparadas à tecnologias de banda Ka e C, faz dela uma alternativa de bom porte para enfrentar flutuações em seu sinal causadas por chuvas torrenciais.

Normalmente, são usadas antenas de 1.2 a 1.8 mts. de diâmetro.

Banda Larga

Comunicação de dados em alta velocidade. Há diversas tecnologias de comunicação em banda larga, por exemplo: ISDN e ADSL.

Bit

Abreviação de Binary Digit, é a menor unidade de informação digital. Um Bit tem um único valor binário (1 ou 0).

Browser

Browser, paginador, ou navegador é o programa utilizado para acessar serviço WWW.

BYTE

Grupo de oito bits.

Backbone

Conexão de alta velocidade que funciona como espinha dorsal de uma rede de comunicação, transportando os dados reunidos pelas redes menores que estão a ela conectados. Localmente, o backbone é uma linha, ou conjunto de linhas, a qual as redes locais se conectam para formar uma WAN (Wide Area Network). Na Internet ou em outras WANs, o backbone é um conjunto de linhas com as quais as redes locais ou regionais se comunicam para interligações de longa distância.

C

Conexões Simultâneas

Todo link de internet possui um limite de conexões simultâneas, mas devemos entender que conexão simultânea não significa páginas de internet abertas. Janelas do Msn, Atualizações, Portais de Internet, tudo conta como conexão, as vezes temos páginas que podem possuir várias conexões.

D

Download

Download significa trazer informações da internet para sua máquina.
Receber e-mail, anexos, buscas, mensagens, abertura de páginas ou qualquer outra atividade na internet é um download.

O tempo para receber arquivos ou visualizar páginas depende da sua velocidade de recebimento(Download).

Default

Valor fornecido automaticamente pelo sistema operacional, quando não fornecido pelo usuário.

DNS

O Domain Name System (DNS) converte nomes Internet em seus números correspondentes e vice-versa. Originalmente, os computadores da Internet eram identificados apenas por números. Com o DNS, foi possível dar nomes aos computadores.

E

Emular

Imitação de um outro sistema. Os emuladores servem para simular outros sistemas ou até mesmo consoles de videogame.

F

Firewall

Um sistema de segurança cujo principal objetivo é filtrar o acesso a uma rede. As empresas utilizam o firewall para proteger as suas redes internas conectadas à Internet contra a entrada de usuários não autorizados.

FTP (File Transfer Protocol)

Protocolo para transferência de arquivos. O FTP pode ser utilizado para copiar arquivos da rede para o computador do usuário e vice-versa. Os navegadores de WWW podem fazer transferências de FTP, mas existem clientes específicos para a tarefa. Os usuários devem informar no cliente de FTP o endereço do servidor. É preciso ter uma conta no servidor e informar nome de usuário (username ou apelido) e senha, a menos que se trate um servidor de FTP anônimo.

G

Gateway

Sistema que faz a ponte entre dois sistemas incompatíveis, como a ligação entre o correio eletrônico interno de uma empresa e o e-mail da Internet. Roteador na terminologia TCP/IP.

H

Home Page

Muitas pessoas utilizam inadequadamente o termo home page para definir qualquer página na World Wide Web (WWW). Rigorosamente, uma home page é a página de entrada de um website, mas o termo pode ser usado também para indicar a página principal de uma determinada seção.

Hubs

São dispositivos utilizados para conectar os equipamentos que compõe uma LAN. Com o Hub, as conexões da rede são concentradas, ficando cada equipamento num segmento próprio.

I

I-night

Pacote adicional que pode ser combinado com qualquer um de nossos planos.

Durante o horário (oficial de Brasília) de 19h até as 7h de segunda-feria a quinta-feira e das 19h de sexta-feira até as 7h da segunda-feira, todos os downloads e uploads não serão descontados do seu limite mensal.

Valor mensal: R$ 350,00

IP

o Internet Protocol (IP) é o protocolo responsável pelo roteamento de pacotes entre dois sistemas que utilizam a família de protocolos TCP/IP, desenvolvida e usada na Internet. O roteamento de pacotes permite dividir a informação em blocos que podem ser enviados separadamente e depois reagrupados no destino.

IP Fixo

Para clientes que tenham servidores nas suas instalações e que pretendam que estejam acessíveis na Internet. Por exemplo, servidor com o site da empresa, servidor de e-mail ou servidor com informação para partilhar;
•Para soluções de tele trabalho em que o utilizador acede remotamente à rede privada da sua empresa (VPN) e à informação disponibilizada na rede interna da mesma, ou acede às máquinas para fazer tarefas de manutenção.
•Para fazer download de programas da Internet em que as empresas que o disponibilizam exigem, por razões de segurança, que o cliente tenha IP fixo.

IDU (Unidade interna)

Outro nome para o modem-satélite.

J

Java

Linguagem de programação para páginas de Internet com recursos rápidos e avançados.

K

Kbps

Medida de velocidade de transmissão de dados. Equivale a mil bits por segundo. Não confundir com KiloBytes por segundo, ou 1 milhão de bits por segundo.

L

Limite Mensal

Cada plano possui um limite em Gigas para ser utilizado durante o mês, todo download e upload será debitado deste limite. Caso o cliente ultrapasse este limite ele deverá comprar Gigas extras ou mudar seu plano, caso contrário terá sua velocidade controlada para que o mesmo tenha sua utilização dentro do plano contratado.

Lan (Local Área Network)

Redes locais. São, basicamente, um grupo de PCs (desktops) interligados aos servidores.

M

Modem

Equipamento acoplado ao computador para permitir a ligação com a linha telefônica. O modem transforma os sinais emitidos pelo computador em sinais que podem ser transmitidos pela linha telefônica e vice versa. A velocidade do modem é medida em bits por segundo (bps).

Multimídia

A combinação de imagens gráficas, áudio e animação.

N

Net

Em inglês, rede. O termo é utilizado como sinônimo para Internet.

Navegador

Programa utilizado para navegar na Web. Permite utilizar praticamente todos os recursos da rede, como correio eletrônico, transferência de arquivos e acesso a grupos de discussão.

O

ODU (Unidade externa)

Refere-se ao hardware montado na antena para transmissão/recepção de sinais para/do satélite. Inclui o LNB e o transmissor de satélite.

P

PPP (Point-to-Point Protocol)

Um dos protocolos necessários para manter uma conexão IP através de uma linha telefônica comum. O PPP é necessário para utilizar navegadores gráficos para a Web e é bastante superior ao Slip, outro protocolo com a mesma função.

Q

Quantidade de Download

Todo download possui um tamanho que chamamos de Kilobytes. Na RuralWeb os planos são controlados por Gigabytes(Gigas). 1024 Kilobytes equivalem a 1 Mega, 1024 Megas equivalem a 1 Giga.

R

Roteador (ROUTER)

Um dispositivo (pode ser um computador) que interliga duas ou mais redes, inclusive as que utilizam diferentes tipos de cabos e diferentes velocidades de transmissão. No entanto, o protocolo deve ser o mesmo.

Rede

Conjunto de computadores interligados, compartilhando um conjunto de serviços.

S

Servidor

Um computador com elevada capacidade de processamento cuja função é fornecer serviços à rede. Em geral esta máquina processa grandes volumes de dados (databases), requerendo CPUs rápidas e dispositivos de armazenamento de alta capacidade e de rápido acesso.

T

Telnet

Protocolo/programa que permite a ligação de um computador a um outro, funcionando o primeiro como se fosse um terminal remoto do segundo. O computador que “trabalha” é o segundo enquanto que o primeiro apenas visualiza no vídeo os resultados e envia os caracteres digitados (comandos) no seu teclado.

TCP/IP

Sigla de Transmission Control Protocol/Internet Protocol. Protocolo usado na comunicação entre computadores de redes diferentes. O IP garante o endereçamento de todas as máquinas na Internet e o encaminhamento das mensagens entre essas várias máquinas.

U

Upload

Upload significa mandar informações para internet.
Mandar e-mail, anexos, buscas, mensagens, abertura de páginas ou qualquer outra atividade na internet é um upload. O tempo para enviar arquivos depende da sua velocidade de envio (Upload).

URL ( Uniform Resource Locator)

Sistema de endereçamento utilizado pelo WWW e um padrão de endereçamento proposto para toda a Internet.

V

Velocidade de Internet

Quanto maior sua velocidade mais rápido será as suas abertura de páginas e downloads. Ex.: Se você contratou um plano de 512 kbps e vai utilizar em 4 máquinas através da sua rede, então cada máquina vai ter uma velocidade máxima de 128 Kbps, lembrando que seu plano pode sofrer variações de ser com ou sem velocidade garantida.

Velocidade de Recebimento

  • Máxima: É o maior valor que sua velocidade pode chegar. Quanto maior sua velocidade mais rápido será as suas abertura de páginas e downloads.
  • Velocidade Média em horário de picoÉ o valor estimado que a velocidade pode chegar durante o horário comercial, dependendo do número de acessos à nossa central.

Velocidade de Envio

  • Máxima: É o maior valor que sua velocidade pode chegar para mandar arquivos.
  • Velocidade Média em horário de pico : É o valor estimado que a velocidade pode chegar durante o horário comercial, dependendo do número de acessos à nossa central.

VPN

Virtual Private Network (VPN), ou Rede Privada são túneis de criptografia entrepontos autorizados, criados através da Internet ou outras redes públicas e/ou privadas para transferência de informações, de modo seguro, entre redes corporativas ou usuários remotos.

VSAT (Very Small Aperture Terminal)

Designa estações terrenas de satélite com antenas de abertura reduzida (tipicamente inferiores a 2,4m de diâmetro).

W

WAN (Wide Area Network)

Interligação de diversos sistemas de computadores localizados em regiões distantes. As WANs utilizam linhas de transmissão de dados oferecidas por empresas de telecomunicações.

Wirelles

A tecnologia Wireless (sem fio) permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade do uso de cabos (nem de telefonia, nem de TV a cabo, nem de fibra ótica), através da instalação de uma antena e de um rádio de transmissão. O sinal é recebido em alta freqüência, portanto não interfere em nenhum tipo de aparelho eletrônico.

X

Y

Z